
QUEM SOMOS
Visando tirar diversas dúvidas sobre a Ordem DeMolay, que surgiram entre familiares e amigos dos mesmos, foram elaboras respostas às mais diversas perguntas já feitas, que ora passo a expor:
O que é uma Ordem?
É uma classe ou hierarquia específica de pessoas, é uma associação fraternal entre membros que compartilham de interesses ou ideologias comuns.
Por que DeMolay?
Jacques DeMolay foi o último grão-mestre dos Cavaleiros Templários (uma Ordem militar cristã que visava proteger os peregrinos na Terra Santa no período das Cruzadas). Pela cobiça do rei da França, Felipe IV conhecido como Felipe o Belo, a Ordem do Templo foi destruída e DeMolay queimado vivo em 1314. Adotamos seu nome, pois após sete anos de tortura e tormentos ele preferiu morrer a entregar seus companheiros e profanar a Ordem com as falsas acusações da Inquisição. É de grande honra e responsabilidade que usamos tal nome, refletindo nosso comprometimento com o companheirismo e nossa seriedade com os nossos propósitos.
O que é um Capítulo DeMolay?
Trata-se da menor unidade da Ordem DeMolay. Consiste em um grupo reconhecido de DeMolays que se reúne em uma determinada cidade. São acompanhados por um Conselho Consultivo, que cede o espaço físico de sua Loja Maçônica para que eles realizem suas atividades. Cada Capítulo deve obediência a uma Oficialaria Executiva que, por sua vez, é filiada ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Este possui um tratado de relações fraternais com o Supremo Conselho Internacional, com sede nos Estados Unidos, local de fundação da Ordem DeMolay.
Qual a relação entre a Ordem DeMolay e a Maçonaria?
A Maçonaria patrocina a Ordem DeMolay. Nossas reuniões são supervisionadas por um grupo de maçons e Seniores DeMolays, que é chamado Conselho Consultivo que presta apoio ao Capítulo. A idéia da fundação da Ordem foi de um maçom, nós usamos os Templos deles para nossas reuniões. Na maioria das vezes eles são amigos que por meio de suas experiências de vida nos mostram os melhores caminhos a tomar.
O que é o Conselho Consultivo? E quem pode ser membro do mesmo?
Todo e qualquer Capítulo da Ordem DeMolay trabalha sob os olhos de um Conselho Consultivo. Ele é formado por um corpo de seis ou mais membros, que serão Maçons regulares ou Seniores DeMolays, e que poderão ser recomendados pelo Corpo Patrocinador. É função do Conselho Consultivo governar as atividades do Capítulo conforme rege a Constituição DeMolay, as Ordens e os Atos emanados do Grande Mestre ou do Oficial Executivo de sua Jurisdição. O Conselho Consultivo de um Capítulo é hierárquico, tendo um Presidente que deve, obrigatoriamente, ser Maçom.
A Ordem DeMolay é secreta?
Não. Toda nossa filosofia é pública e maravilhosamente exemplificada através das Cerimônias Públicas, abertas a todas as pessoas que não tenham algum vínculo filiatício à Ordem.
Nossos únicos segredos são nossas formas de reconhecimento, que garantem se a pessoa passou pelas nossas Cerimônias de Iniciação.
Quando a Ordem foi fundada?
A Ordem DeMolay foi fundada em 1919 por Frank Sherman Land e mais 9 jovens. Apesar da data oficial constar no dia 20 de março a data de 18 de março é mais usada por também ser a data que marca a execução de Jacques DeMolay.
A Ordem é uma religião?
Não. A Ordem não é religião, nem tampouco assume qualquer preferência por alguma delas. Cada membro é respeitado na sua convicção e deve seguir sua formação religiosa, participando dos cultos e atividades da sua Igreja.
É preciso ser Católico?
Não. Contudo, a Ordem DeMolay exige que todos seus membros professem uma religião, qualquer que seja. Em todas as nossas Cerimônias oramos para que o Pai Celestial nos ilumine e guarde nossos caminhos.
A Ordem DeMolay não é uma religião, nem uma seita, nem um culto. Também não tem a intenção de substituir seu lar, sua escola ou sua igreja, mas sim tem a intenção de complementá-los. Se você não estiver tendo bom "aproveitamento" nestes itens, a Ordem não vai poder te ajudar.
Quem pode ser DeMolay? E o que preciso fazer para me filiar?
Basicamente falando, qualquer jovem do sexo masculino, que esteja entre 12 e 21 anos incompleto, que tenha boa conduta no lar, na escola e na rua; que possua bons princípios de formação religiosa e moral; que não utilize produtos controlados; que esteja pronto para trabalhar para a comunidade e a fim de se aprimorar como líder e cidadão através dos ensinamentos da Ordem DeMolay e que possua interesse na participação; pode vir a ser um membro, entretanto, deverá ter o seu nome indicado na Ordem por um DeMolay ativo.
Mas é de bom alvitre lembrar que a Ordem DeMolay não é um Instituto Correcional.
Por que os trajes?
Os trajes são conseqüências das idéias simbólicas, marcas de época e principalmente adornos ritualísticos que engrandecem as cerimônias. Acima do que estiver trajando, um DeMolay deve ser avaliado e enaltecido pelo que traz dentro de si.
Mas, afinal, quais são as atividades da Ordem DeMolay?
A Ordem DeMolay faz TUDO o que um jovem gosta de fazer. Nossas atividades são programadas e dirigidas por nós mesmos. Se houver organização e interesse, qualquer evento é possível, mas sempre dentro dos limites sociais e legais, sendo ainda supervisionado pelo Conselho Consultivo.
Entre as atividades prediletas dos DeMolays estão:
Festas;
Congressos em várias cidades, Estados e países;
Campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, livros e doação de sangue;
Visitas a Hospitais infantis e Orfanatos;
Palestras com vários profissionais em épocas de Vestibular;
Teatro;
Competições esportivas;
Gincanas; etc.
Por que ser DeMolay?
Existem várias maneiras de se preparar um jovem para o futuro. A Ordem DeMolay não é um Reformatório de marginalizados; busca única e tão somente, formar cidadãos que amem os seus pais, que tenham respeito pela divindade, que sejam corteses no trato diário, dedicados aos estudos, companheiros de todas as horas, amigos fiéis, puros de pensamento e sem vícios, que amem sua pátria e que sejam solidários com os semelhantes.
Os objetivos da Ordem DeMolay são metas que os líderes e todos os demais devem se esforçar por alcançar, mas a todo momento em suas vidas, todos os dias e em todas as suas atividades.
• Um DeMolay: (sempre ) - serve a Deus;
• - respeita todas as mulheres;
• - é honesto;
• - ama e honra seus pais;
• - é leal aos ideais e aos amigos;
• - cumpre sua palavra;
• - é educado;
• - é puro e leal;
• - é patriota na paz e na guerra;
• - luta contra o analfabetismo;
• - cumpre as leis; e
• - por preceito e exemplo deve preservar a boa conduta a que livremente se comprometeu.
As Sete Virtudes Cardeais
A Ordem DeMolay baseia os seus ensinamentos em sete princípios denominados Sete Virtudes Cardeais, ou seja, princípios que cada membro da Ordem deve trazer consigo. Os princípios são os de "amor filial", "reverência sobre as coisas sagradas", "cortesia", "companheirismo", "fidelidade", "pureza" e "patriotismo".
NOSSA VISÃO
EM CONSTRUÇÃO...
NOSSA FÉ
EM CONSTRUÇÃO...
NOSSA COMUNIDADE
EM CONSTRUÇÃO...
VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE A ORDEM DeMolay
Video feito por nossos irmãos do
Capítulo de Ubá nº 330